Avatar - processo metamórfico; transformação, mutação
na crença hinduísta, descida de um ser divino à terra, em forma materializada [Particularmente cultuados pelos hindus são Krishna e Rama, avatares do deus Vixnu; os avatares podem assumir a forma humana ou a de um animal.]
De acordo com os escritos dos hindus uma crença religiosa e cultural da Índia, principalmente para os Krishna, são avatares os seres em transfomação e mutação adorados e reverenciados como dinvidades que “desceram”, foram “reencarnados” em forma humana e de animais.
São seres em transformações cultuados como deuses.
A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. Particular destaque é dado à Trimurti - uma trindade constituída por Brama (Brahma), Xiva (Shiva) e Vixnu (Vishnu). Tradicionalmente o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Críxena (Krishna), avatar de Vixnu e personagem central do Bagavadguitá.
Os hindus cultuam cerca de 33 milhões de divindades diferentes.[12]
Referências
- Bhagavad-Gita As It Is: The Song of God
- Shrimad Bhagavatam: The Beautiful Book of God (Lord Krishna)
- Chaitanya-charitamrta: The Adventures of the Golden Avatar
By Calebe De Luca Bueno – http://www.chacomcafe.blogspot.com/